quarta-feira

A sordidez deste mundo contínua a deixar-me de boca aberta_Parte II

Agora o Sudão anda a bombardear aldeias em Darfur com aviões pintados com as cores da UN, toma lá para ti! Fazem de conta que são ajuda internacional e pimbas, matam mais umas quantas pessoas que ainda sobram na região. Sim porque não me acredito que ainda aja muita gente em Darfur, ou estão mortos ou em campos de refugiados, porque e apesar de esta crise humanitária já se arrastar faz muito, a comunidade internacional ainda não fez grande coisa a não ser resoluções assinadas na ONU e que nunca passam do papel.

Acho que nestes casos a ingerência internacional no conflito deveria ser um dado adquirido, quer dizer, para destruir o Iraque e o Afeganistão, condenando especialmente o Iraque à rebaldaria completa, a ingerência internacional já vale, mas para salvar gente inocente de tiranos loucos a coisa já não é bem assim.

É verdade que até chego a ser naive com estas afirmações, que os EUA invadiram estes dois países tendo por justificação o ataque à sua soberania e seguranças nacionais e isto do Darfur é qualquer coisa de interno que ninguém tem nada a ver com isso. Porque no principio meio e fim é o que estas leis internacionais todas querem dizer: se nos atacarem, nós podemos e devemos responder, se for qualquer coisa dentro do nosso território, mesmo que os seus nacionais estejam a ser mortos que nem tordos e à mercê de regimes sanguinários, a coisa pia de forma diferente.

Já no Ruanda assim foi. Morreram milhares de pessoas por causa de uma guerra civil estúpida e uma distinção étnica provocada pelos belgas, na altura da colonização. Os tutsis, a etnia dominante perseguiu a outra etnia, que não me recordo do nome, baseados no facto de anos antes a outra etnia ter perseguido os tutsis! Perceberam alguma coisa? Pois, acho que nem os próprios. Os belgas diziam que uma etnia era superior a outra porque tinham a pele mais clara e tinham um nariz mais afilado. Assim se fomentam guerras.

Claro está que ambas as etnias estavam abaixo dos belgas, que como brancos, tinham realmente a pele mais clara e o nariz bem mais afilado.

Este é o mundo em que vivemos. Até razões fúteis como esta do nariz afilado é pretexto para nos matarmos uns aos outros.


Sem comentários: