terça-feira

Pois, então os EUA andaram para aí a transportar alegados terroristas de prisão em prisão secreta pelo mundo e utilizaram recursos e ajuda de vários países europeus. Maior parte destes países vínculados, tal como os EUA a tratados e diplomas que têm por objectivo acabar com as detenções ilegais, as prisões secretas, a tortura, o tratamento não digno de prisoneiros, enfim, essas coisas que os EUA não deixam de fazer e que certamente muitos dos estados europeus também fazem.
Hoje o Conselho da Europa manifestou publicamente o seu apoio "(...) ao relatório sobre voos e prisões secretos da Cia" - notícia do Público.pt e adianta que a Assembleia do mesmo organismo reuniu indícios suficientes para chegar à conclusão que 14 países europeus estão envolvidos na transferência ilegal e prisão de pessoas ligadas ao terrorismo, condenado no final esta prática e apelando a novas estratégias de combate ao terrorismo que não compromentam a dignidade humana e recorram a métodos extremistas.
Pois, tá bem, eu também aproveito para manifestar aos desgraçados dos prisoneiros que estão à mercê de gente louca e tão prepotente como os gajos que os recrutam para abraçar a causa dos mártires mulçumanos, o meu apoio já que têm direito a detenções legais e julgamentos justos e a Dick Martim, membro do parlamento do Conselho Europeu e que conduziu o inquérito onde que chegou a estas conclusões: "existem indícios suficientes para concluir que 14 países europeus colaboraram numa teia montada pelos serviços secretos norte-americanos para capturar, transportar e manter em cativeiro pessoas suspeitas de ligação a movimentos terroristas, à margem do sistema judicial.", in Público.
Também aproveito para dizer que esta treta de Guatámano e a Cia e os respectivos presos e a subvida que têm dentro daquelas prisões, que deve ser bem pior do que imaginamos, me faz lembrar as descrições que já li sobre os prisioneiros dos campos de concentração Nazis. Lembrança que não sendo original, parece ter sido esquecida pelos Governos Europeus.
Aliás, Portugal vêm referenciado como um dos países que apesar de não terem tido qualquer acção directa nestas transferências ilegais, é conivente com a situação descrita. E digo indirecta porque apesar de existirem provas para o Conselho da Europa que os aviões da Cia se reabesteceram no aeroporto de Santa Maria, o Governo português diz que não têm nada que sustente estes factos. Além de que mais uma vez, Portugal é conivente com conductas ilegais e infrahumanas, nunca tomando para si qualquer tipo de papel activo nestas histórinhas, o que não me admira muito, mas ao menos podia não negar a sua conivência.
Enfim, estes senhores mais ou menos bem intencionados do Conselho Europeu dizem que querem desenhar e criar linhas de combate ao terrorismo juntamente com os EUA para os meninos não terem esta atitude, prontos, sei lá, que didacticamente aprendam a comportar-se condignamente....

Sem comentários: