Começou o Mundial! A alienação está instalada. Futebol, futebol, futebol e se duvidar...mais um bocadinho de futebol.
Há muito a dizer sobre isso ou não e por isso, só dois apontamentos: no Inimigo Público os concorrentes que ganharam o Primeiro Prémio de Criatividade escrevem um texto bem engraçado sobre o futebol, não me lembro do link, porém vale a pena ver as coisas por aquele prisma.
O segundo apontamento é sobre a programação televisiva cá do burgo. Ora, ontem estive numa noite televisiva q.b., já não o fazia há algum tempo e durante umas horas largas, eu e a "Firmina" papamos tudo o que nos passou à frente nos vários canais - que para nós são apenas 4 e ainda bem. A publicidade só usa o mundial e o futebol para vender os produtos e afins e todas são boas desculpas para por um esférico na imagem, um qualquer jogador de futebol bronco promovido a herói da Nação ou então - e como dizia a companheira do colanço- o Selecta Scolari a apelar muito patrioticamente para pormos a bandeirinha na janela, no carro, no cão, no gato e no raio que o parta.
Um programa delicioso e fantástico na RTP onde o apresentador conseguiu que um dos jogadores da selecção falasse em directo durante uns minutos largos. Uma proeza! Sempre que fazia zapping lá estava o moço a transmitir ao país qual o espírito vivido pela equipa e tal e tal. Aquele programa durou umas horas largas.
Preferi ver a novela, aliás, as várias que dão durante uma noite televisiva.Claro que a TVI ganha aos pontos. Depois de 4 horas de novelas, chegam os dois diários, SIC e TVI, sobre o Mundial e a equipa das Quinas. Mais uns minutos. Reportagens hilariantes. Os adeptos da Costa Rica na Alemanha, duas moças do outro lado do oceano a dançarem com umas bananas gigantes e mais uns quantos frutos na cabeça, adeptos histéricos, pintados, prognósticos, diagnósticos, treinadores de bancada e videntes. Valha-nos Deus!
Não bastam os jogos, é preciso fazer render o peixe e as tv´s sabem-no fazer bem, seja futebol, incêncios ou pedofilia. Um magazine sobre os acontecimentos do Mundial, uma reportagem sobre as mulheres dos craques e como ultrapassam a carência sexual durante o Mundial, as cuecas dos jogadores, os adeptos frenéticos e demais postais futebolísticos.
Não vou ver tv nos próximos dias, o que vi ontem chega e sobra, prefiro ver novelas, sempre falam de mais qualquer coisa que futebol. Descobri as da TVI e acalento o sonho de um dia conhecer as mentes intrincadas que escrevem os argumentos. Estórias mais rebuscadas que o CSI e suas sucursais espalhadas pelas cidades dos States. Mas tanto as novelas como o CSI e suas variantes são outros posts...ou não!
1 comentário:
menos ais, menos ais, menos ais... queremos muito mais!!!
Futebol ESPÉCTACULO...
eu confesso que gosto de mundiais e europeus. gosto principalmente das reportagens fora das quatro linhas :)
Enviar um comentário