Há mais ou menos uma semana que os monges budistas fazem encabeçam manifestações na Birmânia, aos monges juntaram-se as freiras e o povo deste país dominado por um ditadura militar. Hoje foi imposto o recolher obrigatório!
Ainda não aconteceram episódios violentos, apesar de neste país os presos políticos serem mais que muitos e um Nobel da Paz estar detida na sua casa desde 2003 por entre outras coisas, ter ganho as eleições democraticamente.
É importante que estas pessoas consigam mudar alguma coisa no seu país, que consigam impor a vontade soberana do povo, que vivam democraticamente e que os seus direitos não sejam atropelados. É importante para o seu bem estar e importante para todos os povos do mundo que lutam por regimes políticos democráticos e livres. É importante para nós, que vivemos em regimes democráticos, mas já de alguma forma viciados e que tantas vezes nos desencantamos, não esqueçamos que esta é a primeira conquista a de ser livre, o primeiro passo para evoluir é podermos ser nós a decidir o nosso destino.
Por isso, me solidarizo com estas pessoas e espero que a comunidade internacional pressione os militares a chegarem a um entendimento e espero que evitem o pior: um banho de sangue.
Sem comentários:
Enviar um comentário